quinta-feira, 22 de março de 2012

Papo de Mulher: Você tem a TPM?

Para quem não conhece, a TPM é a sigla usada para a Tensão pré-menstrual, ou Síndrome disfórica pré-menstrual, atinge aproximadamente 75% das mulheres, mas no entanto, apenas 8% das mulheres têm sintomas muito intensos.
Os sintomas surgem cerca de 10 dias a 1 semana antes de menstruar e pode causar:
  • depressão, sentimento de desesperança, pensamentos autodepreciativos;
  • ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
  • fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
  • raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
  • diminuição do interesse pelas atividades habituais;
  • sensação de dificuldade de concentração;
  • cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
  • acentuada alteração do apetite;
  • distúrbios do sono;
  • sensação de estar fora do próprio controle;
  • inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares;
  • ganho de peso ou sensação de inchaço.
 Pronto, reconheceu agora né? rs Então, pelo menos algum sintoma desses vc já deve ter tido, se nunca teve... SORTUDA!

Mas o que causa isso? De acordo com o Dr. Sérgio dos Passos Ramos, "muitas hipóteses têm sido feitas a respeito das causas dessa doença, mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central. Parece haver íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina."

Ou seja, todas as mulheres, de todas idades, tipos e tudo mal estão propensas a sofrer tudo isso todos os meus! Difícil ser mulher, né?

Mas, calma, se vc passa por isso, tem solução (ou pelo menos alívio sim!) - procure já seu médico ginecologista e ele receitará o melhor tratamento para vc, pode ser medicamentos com vitamina B6 (piridoxina), a vitamina, cálcio, magnésio ou até mesmo o uso de pílulas anticoncepcionais. Nos casos mais graves, existem tratamento até mesmo com antidepressivos.

O fato é que nós não nascemos pra sofrer! Vamos procurar ajuda e melhorar essa fase tão difícil do mês!

E sabem pq estou tratando disso com vcs? Pq sou a prova de que tpm tem jeito, sim! Qdo eu era novinha, não tinha absolutamente nada, os sintomas começaram a surgir com o tempo: dores de cabeça terríveis, acnes, desanimo... até que nos últimos tempos eu estava ficando completamente descontrolada emocionalmente! Passava dias chorando, tinha crises de estresse infernais... um horror!
Conversando com a minha médica comecei a tomar Pasalix na época da tpm (um calmante natural, mais fraco) e tem me feito muito bem!

Procure ajuda vc tb!


Bjoooos!!!!

6 comentários:

  1. Isso sempre foi um problemão para mim, e como já disse aqui a salvação foi o anticoncepcional contínuo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi.. adorei o post.
    Eu tb sou vítima da TPM. Essa semana mesmo fui á minha médica e ela me receitou 2 remédios.. um hormonal e uma vitamina E.
    Sinto muitas dores de cabeça e uma dor nos seios de enlouquecer.. fora a irritação que é muita.
    Ainda não comecei á tomar os remédios que por sinal são caros demais, mais assim que começar espero melhorar.

    Super beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu nem sabia o que era TPM, cólicas antes de ter os meus filhos , depois que eles nasceram , tenho isso todo mês , um horror !!
    O problema que a unica coisa que me acalma é o chocolate , resultado: 20 kilos acima do peso ... hehe

    Bjuu Lindaa

    ResponderExcluir
  4. TPM é aquela coisinha que sempre nos atrapalha né?

    Muitas pessoas falam que esses sintomas mudam depois que temos filho, né? rsrs
    Mas nunca cheguei a ter TPM tão descontrolada...dá para aguentar a vida assim rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Antigamente, minha TPM era muito intensa. Me irritava bastante, ficava melancólica, etc. Mas depois que comecei a tomar o anticoncepcional, melhorou muito. Agora não sinto tanto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, a minha TPM é engraçada, ela aparece nos meses que quer e do jeito que quer, tem meses que estou tão estressada que nem eu mesma me aguento, tem meses que tudo está tão melancólico fico tão depressiva que consigo ver tudo do ponto negativo, tem meses que para a minha sorte e para a sorte do meu noivo (afinal é ele quem me aguenta) que não sinyo nada. Quando eu era mais nova, tinha piores sintomas, vômitos, dores de cabeça, mas depois do anticoncepcional melhorou e muito

    Beijos

    ResponderExcluir